top of page
37331063_2237652922963427_2360378858965827584_n.jpg
  • Facebook
  • Instagram

Ralismarque  Silva

Diretor Adjunto da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro - FESEP RJ,

e Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José de Ubá

COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO!

                   A comunicação é uma das principais competências necessárias para o ser humano, e no ambiente corporativo isso não é diferente.

As novas tendências de mercado, e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral. Hoje o mercado está cada vez mais exigente. Assim, o profissional precisa sempre aprimorar a boa comunicação no ambiente de, fazendo cursos específicos, como: falar em público, cursos de língua portuguesa, etc.

                  Quanto mais envolvidos e bem-informados os seus colaboradores estiverem, mais empenhados eles estarão para realizar as suas atividades.

                  O desenvolvimento de capacidades depende não só do canal utilizado para realizar a comunicação, mas sim a forma de se expressar.

Uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara.

                 Se a sua empresa está passando por alguma falha na comunicação no ambiente de trabalho, não se preocupe, aqui vão algumas dicas para reverter este quadro:

                  Considerando que o processo de comunicação somente é bem-sucedido quando o receptor compreende ao interpretar a mensagem, considerar as características do público-alvo é essencial para o sucesso dela. Com isso, o processo de comunicação deve ter como foco o perfil dos colaboradores da organização em questão.

                 Uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação no ambiente de trabalho mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles.

                  Evite usar palavras curtas como respostas que não passem a impressão de que você tenha realmente compreendido a mensagem. Olhe no olho da pessoa que fala com você, mostre que você está dedicando a sua atenção para ela. Assim, você cria vínculos e passa segurança, valorizando o seu interlocutor. Com certeza, quando for a sua vez de falar, a pessoa estará mais disposta a ouvir a sua mensagem.

                  A comunicação no ambiente de trabalho tem por sua vez a linguagem formal como predominância. Para que os seus argumentos tenham a credibilidade necessária, evite usar palavras informais como gírias, por exemplo.

                 Tenha cuidado com palavras e gestos que levem à percepções e reações negativas. Evite também usar palavras negativas no início da conversa para não fechar o canal de comunicação, antes mesmo que ela se estabeleça.

                 Ser direto e profissional não quer dizer que você está sendo grosseiro. O ideal é adequar o seu discurso com as melhores palavras e o tom de voz de acordo com o momento.

                 É preciso ser assertivo na hora de praticar a comunicação, passando suas opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva.

                 Se você deseja ter uma comunicação no ambiente de trabalho eficaz, é fundamental ser objetivo e ir direto ao ponto. Isso é válido para qualquer meio de comunicação a ser utilizado.

                 Sempre seja objetivo na hora de informar sobre mudanças, novos procedimentos, contratações e desligamento de profissionais da equipe. Não deixe seus profissionais à deriva.

                Para que os processos internos de uma organização sejam eficientes e o sucesso desejado seja alcançado, é fundamental que os colaboradores estejam bem-informados e integrados.

               Independentemente do nível hierárquico ocupado na organização, todos os funcionários, são comunicadores e, ao interagir dentro do processo, mesmo através da comunicação informal, facilitará a integração e a participação de todos os envolvidos na empresa.

                Elaborar boas estratégias de comunicação nas organizações faz com que estes colaboradores tenham uma nova perspectiva da empresa na qual trabalham e não sejam influenciados por conceitos externos. Dessa maneira, eles se tornam verdadeiros decisores da empresa em que trabalham.

               As empresas são feitas de pessoas para pessoas, a comunicação no ambiente de trabalho é essencial. Colaboradores que possuem essa habilidade bem desenvolvida mantém ótimos relacionamentos interpessoais, contribuindo para a construção de um clima organizacional mais harmonioso.

              Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho é saber se expressar de maneira efetiva, compreendendo e fazendo-se compreender. Quando você desenvolve essa habilidade, constrói um bom relacionamento interpessoal e atinge resultados extraordinários no trabalho em equipe.

             Uma comunicação eficaz no meio organizacional pode ser entendida como peça fundamental para transformar e mudar a atitude das pessoas.

 

             Se a comunicação apenas mudar suas ideias, mas não provocar nenhuma atitude, então a ela não atingiu o seu objetivo. Obter êxito nesse processo significa ter colaboradores mais criativos, flexíveis, trabalhando melhor em equipe, proativos e com engajamento muito maior para entregar sempre o melhor trabalho possível. Para isso, o conteúdo deve ser efetivamente absorvido para que as pessoas utilizem corretamente aquilo que foi propagado.

              A consequência de uma falha na comunicação pode acarretar conflitos e desentendimentos no ambiente de trabalho, trazer abalos à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais, além de interferir diretamente no negócio da empresa, resultados e por fim no próprio lucro dela.

bottom of page