top of page
Mauricio_Antonio_Da_Cruz.jpg

MAURICIO ANTÔNIO DA CRUZ

Diretor de Divulgação e Comunicação da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro - FESEP RJ,

Diretor do SISEP Petrópolis

Primeiro Secretário da Central dos Sindicatos Brasileiros - CSB RJ,

SINDICATO: MÃO FORTE DO TRABALHADOR

             O Sindicato surgiu diante de várias necessidades dos trabalhadores mundiais.  No Continente Europeu, na Idade Média, junto as Corporações de Ofício, já se fazia necessária à prática de certas atitudes de proteção a mão de obra. Proteções essas que se fizeram mais evidentes na Revolução Industrial, vez que os proletários estavam em desvantagem no fiel da balança, frente ao FUROR do capitalismo, trabalhadores dentre os quais até mesmo crianças, sendo exploradas sem o mínimo de proteção; tudo em busca de maiores lucros.

 

            Destarte, perante os fatos ocorridos, segue a nossa trajetória. Pois diante da desvantagem, da força do Capital e a mão de obra, os trabalhadores começam a se associarem para tentarem juntos melhores condições laborais. Surgem então, os SINDICATOS, o Direito Laboral, os quais fortalecem a nossa DEMOCRACIA.  Fica assim, caracterizado o protagonismo dos SINDICATOS no cenário mundial.

 

           Se hoje podemos descansar aos domingos e nas férias, termos a noção que vamos pegar e sair tal hora do nosso labor, ganharmos horas extras se trabalharmos um pouco mais, termos no final de um ano o nosso décimo terceiro, dentre outras coisas, o SINDICATO se fez presente nessas conquistas.

 

Enfim, os SINDICATOS foram, os SINDICATOS são, os SINDICATOS sempre serão a MÃO FORTE DO TRABALHADOR.

bottom of page